domingo, 18 de dezembro de 2011

Desafios e tendências para os professores de línguas

A internet como fonte de pesquisa


Com o advento da internet o cenário escolar tem se modificado. As formas de pesquisas escolares são revolucionadas, o que antes era feito com auxílio de livros, jornais e revistas, hoje ganha uma gama de recursos. Com a internet os trabalhos são dinamizados . A partir de um único texto podemos ter acesso a várias outras informações e contextualizarmos os conteúdos, possibilitando e tornando viável a realização de trabalhos interdisciplinares. Mas o que para muitos representa um meio facilitador e produtivo de fazer pesquisas e adquirir conhecimentos tem sido uma fonte de reprodução de saberes, pois muitos estudantes ao realizarem pesquisas pela internet, acabam fazendo cópias de trabalhos prontos.
Para que isso não ocorra, cabe aos professores, como mediadores de saberes, encontrar formas de educar para e com a tecnologia, conscientizando o aluno e motivando-o para que adote postura de pesquisador e construtor de novos conhecimentos. Para isto, cabe aos educadores a formação e compreensão do novo paradigma educacional criado pela revolução dos recursos tecnológicos.

3 comentários:

sandro disse...

Parabéns Suely pelo blog, está maravilhoso gostei muito da matéria. Aguardo novas postagens.

Sandro

Margarida disse...

Muito interressante!!! Na verdade a internet ajuda os estudantes e todos nós, mas quando não usada com prudência acaba prejudicando o aprendizado.
Margarida

Anderson disse...

Sou professor e um dos maiores desafios que tenho encontrado é justamente concientizar os alunos para que não façam colagens na internet na hora da pesquisa. Parabéns Suely pela matéria